quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Cozinhando...

Confesso que já gostei mais. Hoje, impacienta-me esta obrigação de comer todos os dias, várias vezes ao dia, principalmente porque sou eu e só eu quem cozinha.
Um dia destes prevejo um motim - decreto férias da cozinha - queria eu ...

Enquanto tal grito de liberdade não ocorre, tento tornar a tarefa menos penosa, cozinhando por antecipação ( o almoço para amanhã já está pronto ...), cozinhando em quantidade ( há pratos que até ganham se aquecidos) e recorrendo a todas as ajudas possíveis, nas quais incluo a Bimby.

Estou longe de a explorar corretamente, que a maquineta tem muitos recursos, mas, quando a utilizo reconheço que me facilita a vida.

Hoje, na antecipação do almoço de amanhã, preparei Bacalhau com espinafres e cenoura e sopa de curgete.

AQUI, pode ler-se a receita.

Não é um prato simples e suja imensa louça, mas é um prato bonito e muitíssimo bom, excelente para receber amigos, porque pode ser preparado antecipadamente e, de uma só vez, temos entrada ( a sopa) e o prato principal.
Aconselho muito a experiência, porque já o testei muitas vezes, sempre com sucesso.

Utilizei o bacalhau que sobrou do natal - aquelas porções mais finas e espinhentas .
Estava congelado, atravancando-me o espaço disponível.
Libertei o congelador e preparei um almoço de truz - que até pode ser também jantar.

Ficou assim:


Pronto, no forno, o bacalhau requer agora 20 minutos a 200 graus.

A sopa, muito cremosa, será aquecida e pronto, já está.


Isto de estar farta da cozinha é uma fase. Tenho muitas e variadas - fases - que, tal como vêm, vão, sem deixar consequências.
Por isso, nada de levar a sério a ideia do motim.
Amanhã não cozinho (YUPPY!!!!), mas depois lá estarei, pilotando o fogão, que, a propósito, vai ser substituído - este já deu o que tinha a dar e já cumpriu muito bem a sua função.
Pode ser que com o brinquedo novo me passe a "fase".

Beijo
Nina





32 comentários:

  1. Boa tarde Nina,
    Não está só nessa fase;))!
    Também me acontece, por vezes, e não tarda lá vou fazer o jantar e almoço de amanhã. Gosto muito de comida de tacho por esse motivo.
    Quanto às máquinas dou-me mal com elas, porque não evitam sujar a louça;)), embora reconheça a sua utilidade na precisão e qualidade na preparação das refeições.
    Desejo-lhe bom apetite e feliz serão.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  2. A bimby é realmente uma preciosa ajuda e esses pratos estão com óptimo aspecto! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Eu cá não gosto nada de cozinhar! Gostava de gostar... mas de comer gosto muito!

    ResponderEliminar
  4. Olá Nina, que graça eu acho ás tuas fases! Eu por enquanto nunca tive uma fase em que gostasse de cozinhar. Será que ainda virá? As tuas fotos fazem crescer água na boca. Bom apetite para os teus cozinhados. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Nina, como és divertida, querida amiga!
    Eu gosto imenso de cozinhar e por vezes também me dá essa breca! Nessa altura o meu salvador desliza suavemente até ao restaurante que fica aqui a cem metros e traz uma dose pronta a comer, deliciosa, confecionada por amigos de muitos anos e que resolve logo a minha birra!
    O bacalhau à Mimo é excelente e pelo preço eu não fazia nem sequer parecido... além da revolução que iria acontecer na minha cozinha!...
    Também faço isso de congelar sopas e doses de preparados para juntar a feijão ou outras coisas.
    Mas, por enquanto, cozinhar é uma tarefa que faço com muito gosto e imaginação.
    É esta a fase em que estou (felizmente), mas como eu entendo a tua vontade de fazer um motim... por esse motivo!...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Ninita, não gosto nada de cozinhar. Mas a razão é simples: detesto, odeio andar sempre com as mãos na água! No inverno ainda é pior por causa do frio... brrrr...:(:(:(
    Só faço comidas simples, que passam pelos cozidos, assados e grelhados, nunca fritos. Tenho sempre sopa, porque não a dispenso ao almoço e ao jantar. Ao jantar não tenho segundo prato. E, nesta simplicidade (com qualidade, diga-se, compro ingredientes frescos, muito peixe e recuso-me a recorrer aos alimentos processados) vou-me aguentando na cozinha.:) O meu "menino" dá uma grande ajuda, sendo ele quem faz o almoço nos dias da semana. Quando nos apetece algo mais requintado, comemos fora, embora fique sempre com a sensação de que, em casa, como melhor. :)
    Por isso, admiro a tua vontade de cozinhar e não estranho nada que nem sempre te apeteça. A vontade voltará, estou certa!
    Beijinho, querida, até amanhã.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sortuda! Já não se fazem meninos assim. O meu só sabe comer!
      beijinhos

      Eliminar
  7. Ja eu adoro fazer comer hehe mas claro cada um è difrente ficou com um aspecto mt bom bjs

    ResponderEliminar
  8. Eu já gostei mais de conzinhar! Com tão pouco tempo que tenho,passando 12 horas fora de casa perdi o entusiasmo. Ainda bem que meu marido gosta de cozinhar. Parece delicioso,tudo. Grata por partilhares! Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Nina como a compreendo! Esse bacalhau tem MT bom aspeto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, merece o trabalho. porque é mesmo bom... e sobrou para o jantar. Beijinhos

      Eliminar
  10. NO TODOS LOS DIAS ME GUSTA COCINAR...
    ES PESADO..TODA LA MAÑANA EN LA COCINA Y EN UN MOMENTO SE TERMINO,Y NO SIEMPRE GUSTA LO QUE HACES...
    CHAUCITO

    ResponderEliminar
  11. E ambas as coisas têm muito bom aspecto!

    Do Gil, que se econtra melhor, mas não a 100%:- »» Térreos e difíceis caminhos ... de amor

    Bjos
    Votos de uma feliz Quinta Feira

    ResponderEliminar
  12. Também concordo que só deviamos comer uma vez por dia - já que temos que comer. Há dias que me sabe bem inventar ou até cozinhar pratos habituais, outros dias são um frete! Não tenho bimby mas vou adaptar essa receita porque gosto muito de receitas com bacalhau, espinafres e broa!

    ResponderEliminar
  13. Olá Nina. Também eu odeio cozinhar e encontrei na Bimby uma ajuda preciosa. Até este bacalhau, dando um pouco de trabalho, apenas suja a máquina e o tabuleiro do forno. No facebook temos páginas que ajudam e muito a rentabilizar a máquina e a cozinhar saudável. Tem sido ótimo descobrir coisas novas e rentáveis. Apesar de tudo o gosto pela cozinha, pelo menos no meu caso, não aumentou. Adoro os seus posts. beijinhos.
    Carolina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, obrigada pelo comentário repleto de informação. Que bom que gosta de me ler. Fico feliz e grata. Beijo

      Eliminar
  14. Nina por aqui não há Bimby por opção se bem que o meu filho tem e surpreende-me sempre com as suas receitas!
    Na aldeia ... o prazer de cozinhar ainda à moda tradicional faz com que os sabores sejam diferentes e agora no Porto ... opto por grelhados que não me dá tanto trabalho!
    Mas sim ... uma bela de uma ajudante!!!
    ...
    Bom resto de dia!!!
    ...
    Gosta de poesia e flores!? … espreite aqui:
    https://mgpl1957.blogspot.pt/2018/01/e-se-o-mundo-fosse-cor-de-rosa.html

    E no vestuário … um toque avermelhado!!! … veja o look para si:
    https://asarteiricesdagracinha.blogspot.pt/2018/01/o-vermelho-em-looks.html

    ResponderEliminar
  15. Tenho certeza que ficou tudo delicioso!! E apesar de amar cozinhar, também opto por pratos que poder ser usados em duas ou até mais refeições. Viva a praticidade!
    Bjo
    Denise

    ResponderEliminar
  16. A veces, es mejor cocinar para varios días y así quedas liberada. Lo malo es que todos repiten la misma comida en varios almuerzos.

    ResponderEliminar
  17. Te ha quedado estupendo ese bacalao, con la Bimby como la llamais, nosotros thermomix se cocina sin manchar muchos cacharros.
    Besitos

    ResponderEliminar
  18. Ah pois, com estes brinquedos parece-me ainda mais apetecível cozinhar.

    ResponderEliminar
  19. Olá, eu amei o seu cantinho encantador, já estou te seguindo, se puder seguir o meu também eu agradeço, bjocas.

    ResponderEliminar
  20. Olá Nina, por cá não há Bimby, quem me dera... Quem sabe um dia?
    Estou como tu, tem dias... Por vezes sim, por vezes não. Mas esses teus pratos estão com muito bom aspeto.
    Beijinhos e um bom ano:)

    ResponderEliminar
  21. Essa receita de bacalhau... adorei!!!! A ver se a experimento um dia destes... sem Bimby... por outros processos alternativos.. aqui em casa, também não nos entendemos muito bem, com as novas tecnologias na cozinha... acabam na grande maioria, dentro das caixas, sem uso... acabando por recorrer aos métodos tradicionais... de tachos e panelas... nem forno usamos... depois de uma experiência meio traumática, há uns anos atrás... depois de um recipiente em pirex, ter rebentado no forno... passamos a usar apenas um pequeno forno eléctrico... assim a dimensão de futuros estragos... será bem menor... caso hajam... :-))
    Beijinhos! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  22. Não sei porquê mas a Bimby não me atrai, aliás não me dou com máquinas no geral...
    Hei de experimentar o bacalhau.
    Bjs

    ResponderEliminar
  23. Pois eu também, já não tenho tanta inspiração pela cozinha. Pode ser fase, momento. Sim, porque no verão fico muito indisposta. Acredita que sinto falta de tardes frias, da casa quentinha, fico super inspirada e gosto de sair para a rua, para perceber na minha pele o clima frio. Me faz muito bem.

    ResponderEliminar