domingo, 21 de janeiro de 2018

Bolos

Tenho feito um bolo por semana, o que não é nada de especial, é apenas um hábito, quase uma tradição.
São bolos muito simples, quase inocentes, que funcionam lindamente ao pequeno almoço e ao lanche.
Nas últimas semanas têm sido exclusivamente os chamados Bolos de Prata que mais não são do que bolos de claras, no caso as muitas que guardei congeladas , sobras das sobremesas de natal.
Tenho por hábito guardá-las em frascos, juntando 8 em cada um e colocando uma etiqueta com o número exato de modo a evitar desastres culinários.
Sempre que me apetece um bolinho, retiro o frasco do frio, deixo que descongele completamente e utilizo as claras como se fossem frescas - e são!
Esses bolos de aproveitamento são extremamente versáteis, pois basta juntar uns cubos de maçãs - por exemplo - e temos um bolo de maçã, ou de limão, ou de nozes ou do que mais nos ocorrer.

A minha receita é muito simples:

8 claras
250 g de açúcar
250 g de farinha
125 g de manteiga à temperatura a´mbiente
1 colher de chá de fermento

Esta é a base que não muda nunca. O que mudará são os ingredientes que se acrescentam ou não.

Bate-se a manteiga com o açúcar;
Acrescenta-se metade da farinha com o fermento;
À parte batem-se as claras em castelo firme - nada melhor que uma pitadinha de sal para dar firmeza ao castelo;
Junta-se 3 colheradas de claras à farinha, continuando a bater;
Acrescenta-se a restante farinha com o fermento e mistura-se muito bem;
Por fim acrescenta-se as restantes claras ao preparado envolvendo suavemente com a colher de pau - nada de batedeira. É assim mesmo. À mão.

Vai ao forno previamente aquecido a 180 graus e coze por 50 minutos em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha.


Este não recebeu qualquer extra, limitando-se a ser o que é - um simples bolo de claras 

Apesar da manteiga e da farinha com que polvilhei a forma, a coisa não correu muito bem - agarrou aqui e ali, mas a consistência e o sabor não têm defeito


Assim , com o Bolo de Prata da semana passada, quase acabei com as claras congeladas que hoje teriam realmente acabado não fosse eu ter recebido uma sugestão irresistível  da INÊS, que num dos seus últimos posts me espevitou a curiosidade com Bolo de laranja inteira  - e reza assim:


Ingredientes:
Para o bolo:
  • 4 ovos L
  • 2 chávenas de açúcar (chávena com a capacidade de 250 ml)
  • 2 chávenas de farinha
  • 2/3 de chávena de óleo
  • 2 colheres de chá de fermento
  • 1 laranja
  • 1 pitada de sal
Para a cobertura:
  • sumo de 1 laranja
  • 1 colher de sopa de açúcar em pó

Modo de preparação:
1. Coloque no copo da bimby os ovos, o óleo, o açúcar, o sal e a laranja partida em 4 partes (tiram só os caroços e algumas fibras brancas maiores se tiver) e programar 3 min/vel 6.
2. Adicionar a farinha e o fermento e programar 20 seg/vel 3.
3. Colocar numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e levar ao forno, a 180º, cerca de 45 minutos.
4. Misture o sumo de laranja com o açúcar em pó e leve cerca de 1 minuto ao microondas para que o açúcar fique derretido.
5. Após desenformar o bolo faça vários furos com um palito e regue com o sumo de laranja.

Preparei-o na Bimby e só aumentei o tempo e a velocidade do ponto 2 - bati durante 1 minuto na velocidade 5.

Ficou perfeito e delicioso - que já provei, ainda um pouco morno.


Assei-o numa forma de silicone.
Este tipo de forma não me convence porque nem sempre cumpre o que promete - desenformar sem agarrar, mesmo não untando a forma.
Como já tive algumas decepções prefiro não correr riscos e unto e polvilho - lá se vai a vantagem face às formas tradicionais ...

Cortei a primeira fatia para fotografar a textura - é fofa e húmida graças ao sumo de laranja que recebe depois de assado

Depois, fiz um chá e tratamos de comer uma fatia ainda um pouquinho quente.
É muito bom, com o seu forte sabor a laranja.
Logo, ao jantar, estará no ponto e será a sobremesa perfeita.

Recomendo o mais possível!
Maravilha de bolo.
Obrigada, Inês.

Beijo
Nina

34 comentários:

  1. Nina, que feliz estou por ter experimentado e aprovado o bolo de laranja inteira. :) Ficou bem apetitoso.
    Também gostei da sugestão do bolo de claras! Tenho ali uma caixa com claras no congelador, mas infelizmente perdi a conta ao número de claras e temo que quando as usar vá dar asneira, logo se verá!
    Beijinhos e muito obrigada pela referência ao meu blogue. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Nina ia agora mesmo uma fatia de cada! O bolo com claras nunca fiz, o de laranja já fiz várias vez e gosto muito, este tipo de bolos simples são os meus de eleição. Obrigada pela partilha. Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  3. Aqui em casa somos apaixonados por bolo, faço para vender e também para comer.

    ResponderEliminar
  4. Qué rico bizcocho te ha quedado.
    Besitos

    ResponderEliminar
  5. Fiz ontem o da laranja inteira mas congelei metade para descongelar caso apareça alguém para lanchar!
    Nina tenho a primeira receita mas nunca fiz!
    Hei-de experimentar!!!bj

    ResponderEliminar
  6. bolo de laranja inteira com casca e tudo?
    Já tenho feito mas pelos métodos tradicionais. Não tenho Bimby
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  7. É uma ótima idéia congelar ovos, até porque eles têm uma validade e é preciso estar atento para que não estraguem, para não haver desperdício. Talvez eu use essa ótima idéia em casamento. Aqui gostamos muito de bolos,sempre fazemos é a cada vez que fazemos parece que fica bem melhor rsrs.
    Parece que seu bolo ficou ótimo, mas nunca ouvi falar de Bimby.

    Vc pode dar uma passadinha no meu blog? Fiz uma postagem sobre excelentes músicos cearenses. Beijinhos.

    arteculturaespiritualidade.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Este bizcocho de naranja entera lo he probado y doy fe de que está delicioso y muy esponjoso.
    Besos.
    Chary :)

    ResponderEliminar
  9. Oi Nina... aqui em casa a boleira é minha filha Maria Fernanda, hoje mesmo ela fez um bolo de milho. Já copiei e colei as suas receitas também, mas é ela que vai fazer, rsrsrs
    Beijosss

    ResponderEliminar
  10. Ai, quem me dera, bater um bolo à mão e ele ficar fofo! acho que eu não tenho mão para bolos...

    ResponderEliminar
  11. Olá Nina, que bolos lindos! Até fazem crescer água na boca. Até gosto de fazer bolos... só que na maioria das vezes é uma decepção total. Dentro do forno crescem, assim que desligo o forno mirram que quase desaparecem. Enfim dou-me melhor com fios e lãs. Bom proveito! Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. gnam gnam quante delizie in questo post.

    ResponderEliminar
  13. Obrigada pela receita, vou experimentar!

    ResponderEliminar
  14. Querida Nina, o que descreves hoje parece um relato da vida quotidiana aqui na rua de Saragoça! Tal e qual! O bolo da semana, que é o que sai sempre bem e dá para os pequenos-almoços e lanches! As enganosas formas de silicone (só caí nas dos queques) e a 1ª. vez que usei o polme passou duns prós outros... um desastre!
    Só o último bolo não é feito assim, porque não tenho bimby, como sabes; mas faço o bolo usando o liquidificador.
    Está quase a sair do forno o Flã de Maçã que passei a fazer com a maçã ralada e fica mais saboroso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Nina, vejo que vc sempre fala das claras congeladas. Eu nunca usei, pois raramente faço uma receita que só vai a gema, sobrando as claras. A culinária portuguesa emprega muitos ovos - talvez mais gemas. Costumo fazer esse bolo de uma laranja apenas, mas gosto de retirar as cascas da laranja. Marido diz que fica amargo. Será?

    ResponderEliminar
  16. Que bom aspeto Nina, tanto um como o outro :)
    Já se comia ;)
    Obrigada por estas partilhas deliciosas :D
    Beijinhos e boa semana :)

    ResponderEliminar
  17. Lovely cakes, Nina! I love to bake, too :-)
    this is so cosy to sit at home with a piece of cake and a cup of tea. Your orange version sounds and looks delicious!

    ResponderEliminar
  18. Esse bolo de laranja ficou a olhar para mim :-)
    Bjs e boa semana!!

    ResponderEliminar
  19. Olá Nina: gostei imenso deste bolo de claras e ainda mais da sugestão de as guardar às oito de cada vez. Vou fazer isso também e depois experimentar o bolo. O bolo da Inês também ficou muito apetitoso. Duas belíssimas receitas.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  20. Os bolos parecem-me deliciosos. Não conhecia bolos sem gemas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  21. Boa noite Nina,
    Duas óptimas opções tão fáceis de executar e tão preguiçosa que sou para bolos;))!!
    Enfim!
    Os seus ficaram com excelente aspecto e em vez de maçã assada comia uma fatiazinha daqui a pouco à sobremesa;))!.
    Beijinhos e feliz serão.
    Ailime

    ResponderEliminar
  22. Já disse, amiga querida, que não gosto de bolos.
    E na viagem, devo ter comido, num lanche, um pequeno bolo.
    Por que não gosto? Nem sei.

    Não consegui ir na Zara.
    Em nenhum momento ela esteve no mesmo caminho que o meu.

    Levei um daquele presentes que você me mandou e minha prima que sabe fazer crochê, olhou, fotografou mas acha que não acerta.

    ResponderEliminar
  23. Bolos simples são sempre os meus preferidos.
    Faço poucos, pois devo evitar os doces.
    Mas normalmente os que faço saem-me bem.
    Cá em casa gostam de um de laranja coberto com chocolate feito a partir de uma receita tua.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  24. Oi, Nina!

    Nada melhor que um bolo fresquinho... Com café então! Hummm...

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  25. Que aspecto delicioso. Que bem que me sabia agora uma fatia.
    .
    Poema: * Amor ... ou castigo do coração? *
    .
    Deixando votos de um dia muito feliz
    .

    ResponderEliminar
  26. Isto de andares a publicar bolos dia sim dia não, tem que acabar. Anda uma pessoa a ver se corta nos bolos e vê estas coisas. Cresce água na boca e só há um remédio - fazer um bolo! E comer, claro! Gosto muito do sabor a laranja nos bolos!

    ResponderEliminar
  27. Gosto muito de bolinhos de claras :)
    Esse com a laranja inteiro deve ser óptimo.
    Um bom ritual, um bolo por semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Olá, Nina. Esse post abriu meu apetite. Gosto mais de comer bolo do que de fazer. Com um cafezinho, então, adoro! Gostei das receitas e as fotos ficaram de dar água na boca.

    Beijinhos. Boa semana/

    ResponderEliminar
  29. Imagino esses bolos com uma xícara de chá ou café... irresistível!
    Estou tentando comer menos bolo.... mas não sei não...
    Bjo
    Denise

    ResponderEliminar
  30. Duas sugestões fantásticas, que combinam tão bem com um chá!...
    Antigamente fazia muitos bolos aqui em casa, mas como a minha mãe, por via dos medicamentos para o coração, anda sempre com os valores dos diabetes no limite... fui acabando com as tentações... e agora só lá de vez em quando... e quase sempre de chocolate... que não é mau de todo para cardíacos...
    Saudades de uma fatia gostosa, de bolo de laranja... mas em versão caseira...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar