terça-feira, 28 de março de 2017

Cocina Vasca ou Basca ...



Com "B" ou "V", na versão castelhana ou basca, tanto faz, que aqui pode-se trocar os "B" pelos "V" sem que a qualidade da cozinha seja beliscada.

É que se come muito bem em Espanha, em toda a Espanha, mas no País Basco a coisa atinge outras dimensões,raiando a perfeição,  não sendo por acaso que aí proliferam tantos chefs estrelados.

Em Bilbao ou San Sebastian - as cidades dessa região que melhor conheço - tenho tido experiências incríveis, quase divinas,  porque a matéria prima é excelente e porque a técnica - de uma absoluta simplicidade - não adultera essa qualidade, antes a preserva.

Daquele mar vem o peixe e o marisco fresquíssimo  e das pastagens daquelas verdes encostas  vem a carne mais suculenta.
É garantidamente bom comer ali quer seja num restaurante medalhado quer seja numa simples taperia .
Nas minhas andanças pelo mundo uma das aquisições em que aposto é nos livros e revistas locais incluindo livros de culinária.
Livros de culinária?
Para quê?
Com tantos sites, tantos blogs sobre o tema?

- Eu sei!
Sei que na net abunda informação sendo que muita é de excelente qualidade!
Ainda assim, gosto de livros. De livros de culinária particularmente, sendo que estes não tiram o valor àqueles.

Portanto na minha estante existem bem preservados muitos volumes sobre o tema e, sendo adoradora do País Basco, existe um livro sobre ...



COCINA VASCA

Contem receitas de várias categorias, mas as que mais utilizo são as de peixe e sempre que a oportunidade surge, temos ...




TARA DE MANZANA


Diferente de todos os bolos de maçã, não sendo sequer um bolo. É mais um bolo/tarte ou uma tarte/bolo, no ponto exacto do açúcar, na dose perfeita de maçãs.


É bonita, perfumada e deliciosa ...

... preparando-se com a maior simplicidade - já tinha dito que aqui  (e em tudo ...) a simplicidade favorece a qualidade!


Portanto, para acabar o jantar com uma sobremesa de chef , é assim, como atrás ficou simplesmente explicadinho!

Beijo
Nina