terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Foi um Natal feliz!

Foi um natal muito feliz, talvez o mais feliz da minha vida como adulta.
Foi um natal muito feliz, depois de uma travessia do deserto.
Este foi um natal tão feliz como se supõe deverem ser todos os natais.

Dos dois últimos  quero distância e esquecimento.

Acredito, no entanto,  que não  há  como fugir à  dor, não há como evitar lágrimas. Não há.  Há  sim que beber o cálice  até  à  última  gota. Descer até  às  profundezas do inferno,  para depois, devagarinho,  reagir, renascer e querer recomeçar.

Neste natal , estava pronta, curada, sarada,com vontades - não há  nada pior  do que nada querer.

Compartilho este desabafo  (logo eu, tão púdica, tão ciosa da minha intimidade ...) porque - quem sabe? - possa assim, pelo exemplo vivido, ser bengala, arrimo de quem necessita sentir que tudo passa, até  a ferida aberta. Passa!
Sei que passa.
Acaba por passar.

Este Natal, foi um natal feliz.

Com as minhas pessoas, os meus amores.
Com muito exagero, muita comida, muita bebida e muitos beijos e abraços e afagos e olhares e cumplicidade e riso e gargalhada solta.

Agradeço  à vida que me permitiu este presente.
E às  minhas  pessoas, aos meus amores.

Que venha 2018.
Apetece-me.
Quero aventuras, desafios, partilhas.
Quero querer.

Beijo
Nina

34 comentários:

  1. Nina querida, tu mereces. Fico tão contente por ti!
    Muitos beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Minha avaliação de felicidade é diferente de alguns anos atrás.
    Muito diferente.
    Mas, dentro do possível, com a família em redor é sempre feliz.
    E se estamos com saúde, preciso valorizar.

    ResponderEliminar
  3. Que coisa tão boa que foi legal o Natal pra ti e também pra nós aqui! Que venha 2018! Sejamos felizes! bjs, chica

    ResponderEliminar
  4. Feliz Ano Novo!
    O ano novo está próximo, faltam poucos dias. A minha visita hoje e para agradecer.
    Agradeço a você que segue o blog e sempre nos visita com carinho e atenção ao longo dos meses que ele existe, comentando as nossas postagens, nos fazendo acreditar que valia a pena continuar.
    Nós que fazemos a EREM DR MOTA SILVEIRA em especial a Biblioteca Madre Odila, em meu nome, em nome da pro Lourdes Duarte e dos alunos que sempre escrevem e postaram no nosso cantinho especial, o nosso muito obrigada!
    FELIZ 2018 com muita paz e felicidade!

    ResponderEliminar
  5. Fico muito feliz querida Nina.
    Desejo-te um 2018 cheio de saúde, paz e felicidade.
    Beijinhos,
    Guida

    ResponderEliminar
  6. Que bom. Fico feliz por Si. Merece tudo de bom porque é uma pessoa muito querida.
    O meu também foi bom tive as princesas e o príncipe comigo na noite. Nina para si e todos os que lhe são queridos desejo-lhe um Novo Ano recheado e coisas boas e muitas aventuras lindas para poder partilhar e me fazer viajar consigo.

    Milhões de beijinhos docinhos e um xi coração muito apertadinho.

    Tina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, muito obrigada, querida Tina.
      Feliz 2018.
      Muitos beijinhos

      Eliminar
  7. Nina,
    Se O natal foi feliz,desejo que em 2018,tenha muitas noites felizes,muitos dias como de Natal,cheio de amor e alegria prá você e sua família.Muita saúde,paz,harmonia e prosperidade.
    Besitos

    ResponderEliminar
  8. I gather you are HAPPY♥ GREAT!!Happy New Year!

    ResponderEliminar
  9. Nina, sábia em seu comentário: "quero querer!" Pois quem quer, tudo pode, amiga!!! Feliz 2018!!!

    ResponderEliminar
  10. Que bom que foi um natal feliz, que sejam sempre assim e que o próximo ano seja também ele muito feliz. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  11. Olá Nina, fico feliz por estares feliz! Que esse sentimento e recordações se mantenham durante muito tempo e que o 2018 seja uma continuação de que o Natal de 2017 te ofereceu. Felicidades para ti e também para os teus amores. Beijinhos (*~*)

    ResponderEliminar
  12. Ninita, mais um texto poético, lindo e muito sentido, mesmo ao teu jeito. :) Fico muito feliz por sentir que tudo correu como tanto desejavas. Que bom!
    Vou esperar pelos teus quereres... pode ser que um deles seja a publicação de uma obra... um livro... já pensaste nisso?
    Beijinho muito grande, se não nos "virmos" antes, desejos de um 2018 pleno de saúde e de muitas horas felizes!

    ResponderEliminar
  13. Gostei muito. Continuação de festas felizes.

    Hoje:-"Chuva, onde desejo tréguas."
    Bjos
    Boa noite

    ResponderEliminar
  14. Que venha o novo ano com muitos desses excessos bons!

    juliamodelodemodelo.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  15. Olá Nina, passar por aqui e ler um post tão cheio de energia positiva, deu-me vontade de dar-te aquele abracinho bem apertado e dizer-te ao ouvido: corre de braços abertos para receber o ano novo cheio de muito amor e alegria.
    Que todos os teus desejos se tornem realidade.
    Beijinho grande e um Próspero Ano Novo.

    ResponderEliminar
  16. Viva! Assim caminhamos... entre idas e vindas, risos e lágrimas... que bom que foi de risos!
    Happy new year!!
    Bjos
    Denise

    ResponderEliminar
  17. Nina ainda bem que teve um bom Natal. E que todos os vindouros assim o sejam,a Sra merece. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Feliz Ano Novo, querida Odete.
      (Por favor, não me trate por senhora!)
      Beijo grande da Nina

      Eliminar
  18. Igualmente para ti y los tuyos te deseo una Feliz Navidad y que el año 2018 venga cargado de cosas buenas para todos.
    Besos

    ResponderEliminar
  19. Nina, o que a vida nos ensina, e nos dá.
    Gratidão é o que devemos ter.
    Que bom para ti, fico feliz e compreendo-te.
    Feliz Ano Novo com toda essa alegria.
    Afinal somos humanos não é?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Que 2018 seja um ano incrível para você. Felicidades, e que Jesus abençoe sua caminhada!
    Abraço

    ResponderEliminar
  21. Amiga, estamos dizendo adeus ao ano velho e em breve vamos receber o novo. Não poderia deixar de vir aqui agradecer por ser uma seguidora do meu blog, ou dos meus blogs. E independentemente de como decida viver o ano novo, espero que você tenha sempre Jesus no coração.
    Que o amor e a bondade estejam presentes todos os dias desse novo ano, e a sua fé se fortaleça cada vez mais. Que em todos os seus planos você inclua Jesus e a paz e o sucesso e a saúde,sejam constantes na sua vida.
    Feliz Ano Novo!

    ResponderEliminar
  22. Querida Nina, como fico feliz com a tua felicidade!
    Que bom sentires-te assim cheia de amor e alegria, junto dos teus mais queridos.
    Vou ler, reler... e voltar a ler... até decorar o que dizes e que senti tocando bem fundo nas minhas feridas abertas!...
    E que essa felicidade perdure em ti ao longo do futuro, começando já no ano novo.
    Que esse teu estado de satisfação contagie todos os que te rodeiam também virtualmente, irradiando felicidade, alegria, serenidade e vontade de viver a quem tem o privilégio de te ter como Amiga!
    Obrigada!
    Um abraço muito forte e beijinhos da tua amiga
    Teresinha

    ResponderEliminar
  23. Não há nada tão bom como ser feliz!
    Que 2018 te traga tanta ou mais felicidade! Beijinho e um ano cheio de tudo de bom!

    ResponderEliminar
  24. Que bom! Que assim seja também o próximo ano. Tenho andado afastada por motivos de saúde, mas acredito, quero acreditar no novo ano. Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Tão bom Nina :)
    Ainda bem que correi tudo bem :)
    E que venha o 2018 :)
    Tudo de bom minha querida :) Boas passagens :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Oi Nina... meu Natal foi um pouco triste pela ausência da minha mãezinha, que tanto gostava de cozinhar para todos nós... mas estávamos com meu pai e a vida segue, e temos que cuidar dos vivos... que bom que seu Natal foi bom e desejo que 2018 seja um ano maravilhoso!!!
    Beijosss

    ResponderEliminar
  27. Que bom que foi um Natal apetecido, e apreciado!... Em muito boa companhia, com gosto, e alegria... e certamente um bom pronuncio, para a chegada de um Bom Ano... com muitos quereres! O que é muito bom sinal!...
    Um beijinho grande! Continuação de Festas Felizes, e de maravilhoso 2018!
    Ana

    ResponderEliminar
  28. Desejo que você tenha um Ano Novo lindo e com muitas noites felizes! Muito bom ler seu texto! Vou reler...🌹🥂😘😘

    ResponderEliminar
  29. Cara Nina,

    Fico feliz por saber que o seu Natal foi um tempo de recuperação de felicidade. No entanto, "vejo-a" sempre tão feliz e inspiradora que jamais imaginaria, lendo os seus posts, que algo de menos bom pudesse estar a acontecer na sua vida. Admiro muito essa sua discrição.
    Se agora a vida lhe dá bons momentos, aproveite-os com todas as suas forças, como tão bem sabe fazer. Continue a viajar e a mostrar as suas fotografias; brinde-nos com os seus textos tão bem redigidos e plenos de força interior e sabedoria! Bem haja por me dar a possibilidade de lê-los, sempre com um enorme prazer.

    Um bjo, se me permite o tom tão próximo.

    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, obrigada!
      Como sabe a vida real pode ser cabra e às vezes é. Foi. Comigo foi e tenho a certeza que voltará a ser. Bom mesmo é focalizar no aqui e agora, para, estupefacta verificar que ela, a vida, pode igualmente ser bué de fixe, parafraseando as minhas pessoinhas.

      Cada um gere os seus conflitos como quer, pode e sabe. Eu faço -o em privado, sendo o espaço do blogue, de diversão, de descontracção, simulando um qualquer musical em que tudo se encaixa, acabando num "happy forever".
      Um orgulho imenso tê-la como leitora.
      Beijo da Nina

      Eliminar