segunda-feira, 27 de junho de 2016

Paradores


In Spain , Paradores is the generic name of a hotel chain, very similar in quality and price, to Pousadas de PortugIal .
Last weekend when I visited Cathedrals Beach I chose to stay in Parador de Ribadeo and the experience was very rewarding. I will return as soon as the weather improves .




 Parador é o nome genérico de uma linha de hotéis  existentes em Espanha, muito semelhantes em qualidade e serviços às Pousadas de Portugal.

Sempre que pretendo passar a noite em localidade pequena, servida por poucos hotéis, dou preferência aos Paradores em detrimento do chamado turismo de habitação, onde já experimentei desagradáveis dissabores.
Antes de efetuar qualquer reserva em local desconhecido, usando por norma, o site Booking, consulto opiniões, verifico características do alojamento , mas, ainda assim, vou a medo, verdadeiramente de "pé atrás" dado que, há pouco tempo, nos Picos da Europa, num alojamento classificado como FABULOSO, passei por experiência verdadeiramente traumática, tendo partido após a primeira noite, anulando a reserva de uma semana. Enfim, águas passadas que não pretendo reviver.
Daí que a minha opção pelos PARADORES me dá antecipada tranquilidade.

Infelizmente, os Paradores tal como as Pousadas de Portugal, já conheceram melhores dias, o que é uma enorme pena.
Eram aposta de tal modo segura que estabelecer antecipadamente uma rota de férias na qual as dormidas fossem marcadas em Paradores, chegou a ser rotina e garantia de sucesso.

Porém, como disse, a qualidade baixou, principalmente para quem os conheceu no seu auge.

Ainda assim, ignorando todos os "mas", aposto agora e sempre  neles, nos tradicionais Paradores.

Quando, no último fim de semana visitei  a PRAIA DAS CATEDRAIS, não hesitei na escolha do alojamento - O PARADOR DE RIBADEO.



Muitíssimo bem localizado, nas margens da ria, oferecia a partir das salas e dos quartos,
 esta vista deslumbrante sobre a povoação ...
... e o porto.


Visto a partir dos jardins, tem este aspeto:


Um edifício baixo, todo envidraçado...


... respirando tranquilidade.

A toda a  volta, bosques e mais sossego!


Quando o dia terminava, apesar do céu carregada, da ameaça de chuva e do vento, este o entorno


A manhã do dia seguinte nasceu chuvosa, carregada por uma chuva miudinha, aquela a quem chamam "molha tolos", que não transfigurou a sempre bela paisagem.


Imagino este quadro com céu azul ...

Imagino esta paisagem sem névoa ...

Voltarei!
Voltarei sem ameaça de chuva!
Voltarei para me perder pelos trilhos dos montes, para mergulhar nas águas da ria, para me atafulhar de paz e beleza aos molhos.

Beijo
Nina