domingo, 10 de janeiro de 2016

Domingo, fim da tarde!


 Domingo, fim da tarde, já foi hora de grande nostalgia, outrora, em tempos idos. Hoje, não é mais. É apenas domingo, fim da tarde, fim de três dias bem vividos e ainda com uma noite pela frente que pretendo muito cozy, muito intimista, com velas, lareira acesa, chá perfumado e muitos filmes para assistir.

A tempestade que todo o dia cresceu, torna ainda mais apetecível o casulo!

O que fiz, em que me ocupei?
Numa sessão light de destralhamento e reorganização, esta impossível, sem a primeira, já que não é possível organizar tralha.

Curiosamente, tenho constatado que a aplicação destas regras ao meu contexto material se reflete no meu mundo interior, também ele sempre clamando pelas duas operações - destralhar e organizar .
Se paro para pensar, para (me) observar, sempre, mas sempre, verifico que "cá dentro" há tralha desnecessária que urge ser removida. É um procedimento muito terapêutico através do qual me liberto de coisinhas chatinhas que "só ganham pó" não tendo qualquer utilidade para o meu crescimento como pessoa.
A sério!
Quem se educa no destralhamento material e posterior organização, acaba por aplicar a mesma estratégia à sua organização interior.

Aprendi-o há pouco tempo e sou defensora ferrenha do princípio.

Porém, para que não nos sabotemos, há que ir com calma, isto é, por etapas. Devagarinho para que nao canse nem sature.
Sabendo-o, cumpro horários - meia hora, no máximo! E o destralhamento continuará amanhã.

Por exemplo, num canto da minha cozinha, insidiosamente, instalou-se a desordem - que, evidentemente não fotografei, mas que - garanto - me incomodava.
É o canto do tabuleiro para pequeno almoço e lanche, muito, muito fácil de desorganizar - são compotas, bolachas, frutos secos ... sem saber como, os frascos de compotas multiplicaram-se e o espaço "adoeceu".


Tratei-o!
Destralhei-o!
Ficou apenas o essencial.

 Tudo o que daqui saiu, viajou para uma prateleira da despensa ... que agora precisa de ser organizada!
Sê-lo-à, a seguir!
Nunca hoje!
Seriam horas, seria castigo, seria suplício!


A ideia é esta:
Organizar (bem, muito bem, o melhor que se fôr capaz) uma só área!
Amanhã, continuo, que a desordem permanece imutável, não foge, espera por mim,
 até que decida enfrentá-la.


Aqui, nasceu um novo projeto:


Sobre esta toalhinha que muito acarinho - foi-me oferecida como "quadro para recados" pela minha querida  ANA -  estes 3 vasinhos adoráveis, comprados numa das muitas lojas MAISONS DU MONDE espalhadas por França.
Aqui viverão ervas aromáticas que, na próxima ida ao supermercado, virão comigo.

A minha cozinha é pequenina. Muito mais pequena do que eu gostaria - um espaço enorme, com uma grande mesa -, mas é o que temos e, ainda que pequena, acomoda uma mesa, habitualmente usada em lanches e pequeno almoço.
Acontece que, quanto menor o espaço, mais importante a arrumação e organização.

Este o canto das refeições.

Digamos que, com o novo ano, tornou-se psicologicamente incontornável as tais operações - destralhar e reorganizar - não só a casa, como a vida, que não há nada pior do que a inércia, o deixa andar, o imobilismo!

Concordam?
Então, destralhemos!
Depois, reorganizemos!

Acho que lá para o fim do mês a tarefa ( pelo menos a material ...) estará concluída!

Beijo
Nina