sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Não é preciso saber costurar!


Não é preciso saber costurar,  não é preciso qualquer talento - convenhamos que este texto está a começar bem!
Continuando ...
Basta querer.
Basta um pedaço de tecido encorpado, tipo flanela.
Basta medir.
Basta uma tesoura.
Basta um desmanchador de costuras ou uma agulha.
Basta aplicar um zigzag miudinho.
É quanto basta.


Se a ideia for, como foi a minha, um xaile, corta-se um quadrado grande ...


... que será usado em bico, para aquecer bem ...

Desfia-se a toda a volta, usando o desmanchador de costuras ou uma agulha, para que a peça fique com a franja pretendida - maior ou menor, conforme o gosto ...

Depois, é só passar um remate em zigzag fininho a toda a volta.
Está-se pronta para enfrentar o frio, usando-o sobre uma malha ou sobre um casco.
É que além de proteger, o xaile em xadrez confere de imediato um look atual, moderno, engraçado.

Parece-me uma excelente dica para presente de Natal!












Usando o mesmo método, o xaile pode crescer e transformar-se em manta para o sofá, ou para a cama, ou para o carro ou - sendo cortado em rectângulo - será écharpe ou cachecol.

Agora, não vale dizer que não sabem costurar, nem sabem o que oferecer no Natal, nem que o orçamento é curto.
Não vale!
Passem por uma loja de tecidos. A oferta é fantástica, As flanelas são coloridas. E outros panos - de que não sei o nome, mas que me cairam no goto - também!
E começemos a produzir.

Beijo
Nina


28 comentários:

  1. Pois bem, querida Nina! Esse lindo xaile fica-te muito bem porque é bonito e porque és magra! Meu... iria para outra sugestão tua: o carro, a cobrir as perninhas! Eu ficaria um chouriço com ele por cima... e evito o aquecimento do carro!
    Tenho saído e o tempo não me rende nada! Tenho andado a enviar coisas volumosas pelo correio.
    Só vou no dia 16!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá, ficou mesmo interessante, realmente não é preciso saber costurar, ou é :-) Não me tires o trabalho :-D :-D :-D E que tal vai a camisola? Bom fim de semana, bjos doces

    ResponderEliminar
  3. Quem dera eu tivesse este teu dom de recriar, assim com tanta perfeição.Nina,a região da Bavaria é fantástica, quanto mas vou,mas quero visitar. Há tantas pequenas aldeias encantadas, rodeadas de florestas e castelos. Desta vez só fiquei 5 dias e visitei 5 vilas.Depois vou postar as outras vila.Bom serão por aí, cá chove e 4 graus, beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Nina, mais uma idéia prática e funcional! Muito interessante mesmo. Gostei muito das cores! Beijinho da *rosarinho*

    ResponderEliminar
  5. What a beautiful and warm scarv.
    Greetings,
    Christine

    ResponderEliminar
  6. Obrigada querida. Vou procurar tecido e fazer o meu xaile.
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  7. Ficou muito bonito.
    Um abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  8. Olá Nina: ficou lindo e fica-te muito bem. Parece realmente fácil,mas como sou uma nódoa com a costura, ia ter medo de cortar e fazer asneira e assim desperdiçar tecido inutilmente.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  9. Nina...os meus são um sucesso por aqui!
    Gosto muito desse axadrezado!
    A chuva veio mas o frio ainda não se instalou por aqui!
    É uma excelente oferta...sem dúvida!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
  10. Oi, Nina!

    Eu adoro flanela xadrez... Acho lindo!! Aquece e, como você escreveu, deixa o look atual! Adorei a dica!

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  11. Hello Nina. The shawl looks great!!Wonderful Christmas gift too!.
    Wish you a great weekend:)
    Hug
    Jorunn

    ResponderEliminar
  12. Aqui não há a " Feira dos Tecidos". Mas vou procurar o xadrez numa loja em Faro.
    Quando ia a Lisboa cheguei a comprar tecidos na Feira dos Tecidos na rua do Carmo. Gostava mesmo de encontrar aqueles retalhos.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. E se o tecido for de lã? Também dá?
    Adorei a ideia, Ninita, adoro xailes grandes! O xadrez cai lindamente num "look" monocromático. A ti tudo te fica bem, gosto muito de to ver, minha deusa elegante e inspiradora. Obrigada pela receita, um dia quero fazer para mim, oh se quero! :)

    ResponderEliminar
  14. Queria tem clima para me agasalhar assim.
    O xadrez é lindo.

    Meu joelho D, sente dor se, na Academia, carregando peso faço uma flexão de 90º.
    Fora isso, não tenho dores.
    Mas, gastei meu joelho correndo muito e sempre e pegando muita carga, na Academia.

    ResponderEliminar
  15. Nina, não precisa mesmo saber costurar. Precisa ter atitude como você. Está maravilhoso esse xale (aqui falamos xale), O conjunto todo está belo, elegante, cheio de atitude. Precisa ser criativa como você é. O bolo de iogurte eu já vi o seu e acho que comentei que o meu também era igual. Faz tempos que não fazia. Nos cafés da manhã das oficinas eu gosto de servir coisas gostosas, mas de custo baixo para que o meu lucro não fique na mesa (na barriga das participantes kkkk). Taí, não precisa saber cozinhar, basta inventar. Sirvo, quase sempre suco de limão que é saudável, barato e agrada. Faço pão caseiro, igualmente barato e fácil, café e leite e manteiga. O encanto está na mesa - também com tecidos baratos, mas bonitos. Elas se encantam. Eu adoro encantar pessoas sem muitos sacrifícios. Se não estaria me desencantando kkk. Adorei saber que o frio chegou aí. Adoro, adoro. Beijos

    ResponderEliminar
  16. As cores desse tecido estão muito bonitas!
    Tenho um em casa em tons de azul... Pode ser que sobre... (quero fazer um vestido para a pequena e uns calções para o pequeno...) mas pode ser que tenha sorte!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  17. É a continuação do conforto. Castanhas cozinhas e um xaile (ou outro nome que se lhe queira chamar) quentinho.

    ResponderEliminar
  18. Adorei saber! Amo xadrez e no próximo Inverno me arriscarei a fazer! Ficou muito bonito.
    Beijinhos
    Ju

    ResponderEliminar
  19. Boa noite Nina,
    Uma ideia linda e prática!
    Gosto muito do padrão.
    Bjs
    Ailime

    ResponderEliminar
  20. Adorei a cor e a estampa, e em você que tem particular talento para se produzir ficou divino. Parabéns e valeu a dica.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  21. Linda ideia, Nina, amei!
    Abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderEliminar
  22. Realmente é uma ideia muito boa para pôr em prática :)

    ResponderEliminar
  23. É verdade, muito fácil de confeccionar. Mas, eu confesso, Nina, que não tenho muita aptidão para costuras. Quando mocinha, minha mãe me matriculou em uma escola de costura. Eu, então já mãe, fiz um pijama de flanelinha para o filhote. Tua postagem rendeu-me deliciosas lembranças e o xale ficou belo. Ideias originais.

    ResponderEliminar