segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Um olho na TV, outro no tricô!


Como já repetidamente tenho afirmado, sentar depois de jantar, olhando pasmada para a televisão, não é comigo ... até porque adormeço num instante.
O melhor remédio para afastar a soneira é ter as mãos ocupadas. Porém não pode ser tarefa de grande rigor. Tem que ser coisa simples, que avance em "piloto automático"

Acontece que há algumas semanas, me deixei convencer e comprei um fio, misto de algodão e linho, em quantidade suficiente para tricotar duas camisolas/ blusas.
Quando decidi das meadas fazer novelos, conclui que jamais dali nasceriam camisolas/blusas... o fio era excessivamente fino, excessivamente irregular, excessivamente feio para o efeito... por isso - percebi - estava em saldo com desconto de 50%.

Percebi que "aquela tripa" necessitava de ganhar corpo e, para o efeito, nada melhor do que misturá-lo com outro, tecendo os dois juntos, como se de um só se tratasse.
O primeiro - a tal tripa - é arroxeado. Será, pois, sobre essa base, que misturarei outras cores, no caso três:
 - Rosa bebé, azul bebé e verde água.

Que fazer com tal mistura?
Lembrei-me de tricotar quadrados com padrões diferentes, mas todos muito simples.



Comecei pelo quadrado perfeito - com 4 quadradinhos formei um quadrdão com 20 cm de lado.

Com este padrão, tricotei 7 blocos.
Tudo muito simples, naquela simplicidade que permite um olho na TV, outro no trabalho, sem que de tal ginástica resulte agudo estrabismo.



Neste, ao roxo de base, juntei azul bebé .



Neste, o casamento é diferente - entrou o rosa ... e o ponto pipoca!



Aqui mantendo o rosa, divergi para uma trança...

Entretanto já nasceu um em ponto de arroz e outros em pontos que fui inventando de acordo com a inspiração de momento.


Não sei, nem quero saber de datas.
Estará pronto quando estiver, conforme a doutrina sobre a qual assenta a atividade de tricotar - sempre sem pressa, jamais com stress, que esta é uma ocupação lúdica, 100% zen.

Pressinto que a obra ficará engraçada, agradável ao olhar, numa tranquilizante paleta pastel, sem sombra de estridência de cores fortes, muito adequado ao ambiente de um quarto de dormir.

Para além de um projeto em ponto de cruz- lindo que só ele ... - que está parado porque exige atenção permenente - e de umas meias ( retificando - 1 meia, encravada logo a seguir ao calcanhar ... mas que terminarei sem sombra de dúvida ...) este é o trabalho que ocupa atualmente as minhas pausas.

Engraçado associar a ideia de pausa à de trabalho, não é?
Mas, de facto, esta é uma ocupação quase, quase lúdica, como já atrás referi.
Por isso gosto tanto de tricotar.

Beijo
Nina