terça-feira, 10 de novembro de 2015

Monte de Santa Tecla



Estando em La Guardia, um novo desafio se nos apresenta - o Monte de Santa Tecla, ou, como dizem os galegos, O CASTRO DE SANTA TREGA!

Seja qual for a designação, esta é uma subida aos céus e, por isso mesmo, incontornávele inevitável.
(Lembro mal, mas lembro, que menina de 5 ou 6 anos, fiz esta mesma visita com os meus pais!)

O altímetro determina que, lá no alto, nos encontramos a 320 metros acima do nível do mar, o que pode muito bem ser considerado uma vista aérea.

E é!

Lá do alto, 360 graus de paisagem indescritível, de tirar o fôlego, de emudecer!
A toda a volta, sem muros, sem paredes, sem obstáculos, o olhar alonga-se e perde-se na lonjura do horizonte!

É o Atlântico imenso, é a Galiza salpicada de mil povoações, é o rio Minho  separando Portugal de Espanha e é Portugal, no seu melhor, no casario junto à água ...  é Cerveira, é Caminha, é Seixas é o Minho, o verde, o único, o maravilhoso Minho. 



A luz esmorecia transformando em pintura quase sépia a paisagem real.


Lá embaixo, reconheço La Guardia, o casario e o porto pesqueiro.

Aqui, incrustada na vertenete de um monte, outra povoação, agora portuguesa.

Céu e tanto mar ...


...mar irado, em fúria épica, sugerindo saltar as margens.


Para além desta paisagem - e como se fosse pouco ... - no monte de Santa Tecla encontram-se ainda vestígios bastante bem  preservados de um castro murado onde terão vivido entre 3000 e 5000 pessoas, habitando construções de planta circular.

Quem se aventurar pelo litoral galego não pode, nem deve, deixar de subir ao cume de Santa Tecla, com acesso por estrada (paga-se 1 € por pessoa) ou, para os mais atléticos e mais radicais, seguindo um trilho a pique - só de olhar fiquei cansada ... mas, como dizia o outro, cada um sabe de si!

E pronto!
Aqui deixo o itinerário do último fim de semana, dois dias de sol ameno e céu azul que, no meu caso, foram muito bem aproveitados.

Beijo
Nina