terça-feira, 27 de outubro de 2015

Santuário da Nossa Senhora da Peneda






"Foi construído entre os finais do século XVIII e o terceiro quartel do século XIX. A igreja foi terminada em 1875.
Diante da igreja encontra-se o escadório das virtudes, com estátuas representando a , a Esperança, a Caridade e a Glória, datado de 1854, obra do mestre Francisco Luís Barreiros.
Após um largo triangular onde se situam os antigos dormitórios para os peregrinos (hoje transformados num hotel), o santuário desenvolve-se numa alameda arborizada em escadaria, com cerca de 300 metros e 20 capelas, com cenas da vida de Cristo (Natividade e Paixão). Uma das capelas ostenta uma inscrição que atesta ter ela sido oferecida pelo negus da Etiópia. Ao fundo da alameda, numa praça circular, situa-se um pilar oferecido pela rainha Maria I de Portugal.
Na primeira semana de Setembro realiza-se no santuário um grande arraial popular."

Da Wikipedia retirei a dfescrição.
Ao vivo, vivi a emoção.



O Santuário em granito, foi construído  quase encostado à serra e é extremamente surpreendente.

Foi a última etapa do percurso iniciado em ARCOS DE VALDEVEZ   e que, seguidamente, se desenrolou pelo Parque Nacional Peneda Gerês. 
Foi um roteiro plenamente conseguido e por isso o divulgo, ilustrado com fotografias provando  o rigor da minha avaliação.


O post de hoje, digamos que fecha com chave de ouro esta narrativa/descrição.



É muito fácil, a partir da Vila do Soajo, chegar à Peneda. A estrada de montanha encontra-se em bom estado e não faltam indicações.

Teria sido uma enorme perda não ter visitado o Santuário, que - repito - é absolutamente surpreendente.





Dadas as semelhanças  com templo homónimo, também é conhecido pelo nome de BOM JESUS DO GERÊS

Do adro da igreja, desenrola-se uma escadaria em degraus - o escadório das virtudes.

Em cada patamar, pequenas cpelas, num total de 20, representando cenas da vida de Cristo.

Ao longo da escadaria,estátuas que representam a Fé, Esperança, Caridade e Glória.


Diz-se que, no local, existiu uma pequena ermida construída para lembrar a aparição da Senhora da Peneda, a uma pastora, em 5 de Agosto de 1220, sendo, o atual santuário posteriormente edificado.

Surpreendente, continua sendo o adjetivo para mim mais adequado para carcterizar esta igreja, imponente, contruída no meio de nada.


Parece que, apesar da grandiosidade da romaria que, anualmente, se realiza durante uma semana, entre 31/08 e 08/09, nada mudou.
À volta, a paz do campo!


Uma casita aqui ...

... outra ali!
 Nada mais!

Junto ao Santuário existe um hotel de 3*, com aspeto acolhedor.
Acredito que, durante o verão seja ocupado pelos adeptos de férias na montanha e que, durante a Romaria se esgote com a imensa afluência de portugueses e espanhóis, também eles fervorosos crentes.

Concluído este testemunho, concluo que, há muito mundo para descobrir dentro das fronteiras do nosso pequeno e belíssimo  país!

Beijo
Nina