terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Cáceres antiga

Laura, minha amiga de "grandes passeios", deu-me indicações para visitar Cáceres, nomeadamente a Plaza Mayor e o conjunto denominado Cáceres Antiga.

Espaço magnífico, ponte para o sonho.
É só fechar os olhos e sentir a vida pulsar naquelas ruelas, naqueles palácios, naquelas igrejas e assistimos a um filme com cheiros, cores e movimento.

Alíás, esse é um dos meus exercícios favoritos, sempre que me desloco entre testemunhos arquitetónicos de outras eras e, quem  nunca o tentou, deveria fazê-lo, entrando imediatamente numa viagem ao passado.


É através da Plaza Mayor que se acede ao conjunto antigo.
Neste último domingo, havia uma pequena feira de velharias onde, embora dificilmente seja compradora, sou curiosa espectadora e, portanto, fiz o giro das bancas.

Depois, através de uma escadaria, acedi ao burgo antigo, empedrado, com edifícios perfeitamente preservados e umas quantas ruelas que, de tão estreitas, impediam a entrada da luz solar.

Felizmente, a névoa da véspera dissipara-se, o que possibilitava sentir o frio com menor sofrimento.
Por acaso, desde que não chova, o frio não me apoquenta. Até gosto!

São ângulos que desafiam o visitante e rumando sem rota fixa, decorrem horas neste labirinto incrível.

Os edíficios encontram-se identificados em mapa fornecido pelo turismo e ...

... no telhado de um deles, esta obra de arte viva - um colorido pavão!
Como lá terá ido parar? Sempre pensei que não voassem!

Num recanto, um hotel de charme - e a "artista" disfarçada!
Pareceu-me muito acolhedor, muito agradável!
O tour terminou com um almoço ligeiro num dos muitos restaurantes da Plaza Mayor, que, diga-se em abono da verdade, não fez história!
A história - e que história!!!! - viria a fazer o jantar dessa noite, que ainda mostrarei para que conste no roteiro dos que pretenderem um fim de semana especialíssimo, aqui bem perto, sem aviões nem outras complicações.

Beijo
Nina