quarta-feira, 1 de outubro de 2014

1213 - Tratamento de roupa

Sempre que a máquina de lavar fica cheia ( e nunca antes!), lavo a roupa em programa adequado, tendo como principal cuidado a separação por cores.
Tendo particular predileção por lençóis e atoalhados de cor branca, a tarefa simplifica-se.
Depois, há a considerara as peças que, pela sua fragilidade exigem especiais cuidados na temperatura e na centrifugação as quais, nesses casos podem chegar  à água fria e à centrifugação nula.
Comprei para a roupa delicada - porque fui tola e precipitada, não me ocorrendo que eu própria os poderia costurar - uns sacos em rede que protegem a lingerie. Aconselho-os, vivamente.
Em resumo, praticamente não lavo nada à mão.
A excepção ocorre com guardanapos  e toalhas brancas cujas nódoas de fruta resistem a qualquer lavagem. Nesses casos a lixívia é fundamental e, sujeito-as a um banho prévio antes de entrarem na máquina.
Mas, como disse, são excepções.
Lavada a roupa, há que secá-la e embora disponha de uma excelente secadora, raramente a uso - a dizer a verdade não me lembro da última vez que a utilizei.

Porquê?
Porque é desperdício desnecessário.
As máquinas de secar gastam balúrdios de energia elétrica - bem me lembro das contas astronómicas quando os meus filhos pequeninos sujavam toneladas de roupa.
A razão económica é forte, mas a ecológica também.
Desde que haja o cuidado de estender a roupa muito bem esticada, grande parte dispensa o ferro - atoalhados de banho, panos da louça e até pijamas e peças para o desporto.
Faço questão de  ser eu a realizar a tarefa, pois tenho a certeza que fica bem feita.
Abro a janela da lavandaria e deixo que a minha roupa lavadinha e perfumada seque ao ar.

Quando a apanho, seleciono imediatamente. A que precisa de ferro fica dobradinha neste cesto. A outra, segue imediatamente para o seu local de arrumo, que nada me aflige mais que uma montanha de roupa para passar.
O detergente e o amaciador vai variando de acordo com as promoções oferecidas no supermercado.
Este - Doussy - tem um cheirinho particularmente agradável.

Faço, pois, como fazia a minha avozinha:
Estendal, molas para a roupa e brisa fresca.
Amanhã, a tarde será  para  passar a ferro.
Confesso que odeio.
Confesso que pago para que o façam por mim.
Mas uma coisa garanto, seguindo este método passa-se apenas 1/4 de toda a roupa lavada e poupa-se 3/4 de energia elétrica.
Se é para gastar, gastemos com inteligência.

Beijo
Nina