quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Mangas raglan

Como repetidamente tenho afirmado, sou uma auto didata no fabuloso mundo do tricô, usando a infalível técnica do faz/desfaz até atingir nível satisfatório.
Graças à imensa variedade de fios e texturas, a coisa vai resultando e, geralmente, atingindo níveis aceitáveis. 
Acontece que , quanto mais se produz, mais a fasquia de exigência sobe e os olhos ganham argúcia para avaliar o que está ou não bem executado.
A isso, creio, chama-se aprender e evoluir.
Com as ferramentas disponíveis aqui mesmo, na net, pode-se evoluir, sim e eu, perdão pela imodéstia, comprovo-o.

As minhas primeiras camisolas (blusas para as meninas brasileiras) eram, em poucas palavras, bonitinhas, mas apenas isso. Tratava-se de tricotar dois retângulos, um para a frente e outro para as costas, a que se seguiam, dois outros, menores, dimensionados para as mangas e pouco mais.
Aos poucos, fui adquirindo outras competências e assim nasceram cavas e decotes ... simples, sem pretensões!

Até que visitei Regina uma artista com agulhas e uma professora fantástica que tenho seguido com verdadeira veneração.


E assim nasceu esta coisa linda ...

...com manga raglan que assenta como uma luva.

Tem decote "regata", segundo as próprias palavras da Mestra!

Permitindo arranjos e combinações ilimitadas.

Com a Filipa a cujas "aulas" assisto religiosamente, aprendi como dar o acabamento final ao tricô, recorrendo ao ferro de engomar, alfinetes e pouco mais.

Sobre a tábua de passar, depois de humedecido.
Não há dúvida que o procedimento faz toda a diferença no resultado final.

Já iniciei outro trabalho, que isto de ser perfeita vicia.
Deixo os contactos das professoras de cujos ensinamentos dependo!
Aconselho uma, duas, várias, muitas visitas!

Beijo
Nina

42 comentários:

  1. essa mulher não para nunca..kkkkkk.. bjokas lindeza e sucesso sempre

    ResponderEliminar
  2. Tens mãos de fada!
    És uma artista!
    A camisola e o lenço ficam divinais!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Tens mãos de fada!
    És uma artista!
    A camisola e o lenço ficam divinais!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Linda Nina!
    Aprendemos muito na rede, tem gente muito gentil e abnegada que ensina com prazer e maestria.
    Sabe que tenho um lenço parecido?

    Abraço e parabéns por seu trabalho.

    ResponderEliminar
  5. Olá Nina.
    Que camisola linda e tão bem feita. Gostei muito. E vou ver as dicas.
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  6. E assim vai nascendo uma verdadeira artesã na arte de tricotar!
    Uma noite bem BOA!

    ResponderEliminar
  7. Gostei deste tipo de manga , dá um toque todo diferente.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  8. PRECIOSO!!!
    ME GUSTA ESE CALADO DE LA MANGA.
    ES PRECIOSO Y EL COLOR PEGA CON TODO.
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  9. Que tricô mais caprichado! adoro! bj.

    ResponderEliminar
  10. Que maravilha Nina! Quando era bem jovem eu tricotava muito e adorava fazer blusas com mangas raglan, o acabamento fica lindo. A sua está perfeita!
    Agora, um problema nos ombros me impede de fazer tricô, então estou criando no crochê e na costura. Fiz umas calças lindas para mim neste final de semana, para o verão. Tirei o molde de uma que adoro e está velhinha, e não é que ficou ótima?
    Bjs e continue nos mostrando suas artes! Adorei o link da REgina, obrigada por compartilhar

    ResponderEliminar
  11. Olá, ai deve estar fazendo um friozinho e nada melhor do que fazer um tricô. Tu vais virar uma designer em tricô. Adorei a cor do blusão.
    Bjos e tenha um ótimo dia.

    ResponderEliminar
  12. Con el pañuelo, se ve muy elegante y distinguida.

    ResponderEliminar
  13. A dedicação dá os seus frutos. Muito bem, cada vez mais prendada. Beijinho e bom serão.

    ResponderEliminar
  14. Hola guapa ya te sigo tambien!!
    http://sonymingoss.blogspot.com.es/

    ResponderEliminar
  15. Oi Nina!

    Parabéns! A blusa ficou um arraso!

    Abraços, Iris

    ResponderEliminar
  16. Está perfecto, menuda artista eres.
    Besos guapa.
    Chary :)

    ResponderEliminar
  17. Aqui está a aluna que o professor mais exigente gostaria de ter!
    Bonito trabalho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Linda a camisola. O modelo, a cor, tudo!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  19. Boa noite Nina, absolutamente bem executada a sua camisola e com o lenço fica um conjunto lindo! Sobre os ensinamentos das professoras adorei e fiquei admirada principalmente com a técnica da "blocagem"! As peças ficam na verdade com outro brilho e mais suaves! Beijinhos e obrigada por partilhar. Ailime (Muito obrigada pelo seu comentário lá no meu canto que muito me emocionou.)

    ResponderEliminar
  20. Querida Nina..você nunca para..essas suas mãos estão sempre prontas a tricotar..amei a camisola..ficou linda com o decote em regata..
    Parabéns..
    Beijos da Bruxinha

    ResponderEliminar
  21. Hola amiga!
    Este jersey te ha quedado una obra de arte!!
    Bss

    ResponderEliminar
  22. E' venuto benissimo questo maglione!
    Sei bravissima!

    ResponderEliminar
  23. Ficou bem gira a camisola, e adoro cinza no inverno :)
    Com umas leggfings e botas cavaleiro, fica perfeito.

    ResponderEliminar
  24. Ohhhh sim o mundo do trico é mesmo muito criativo.....beijocas amiga ficou uma beleza o trabalho.

    ResponderEliminar
  25. Oi Nina ...sabe que estou me empolgando tanto com as habilidades de vocês que comecei a fazer uma blusa de tricot para a minha filha ....mas fazia anos que nao pegava uma agulha...enfim....adorei a idéia de intercalar um ponto tricot entre os pontos meias ...Ficou linda sua blusa!!!
    um beijo e um ótimo final de semana ..
    Isabella

    ResponderEliminar
  26. Oi Nina,
    Ficou muito bonita mesma.
    Ótimo quando encontramos pessoas disponíveis a ajudar!
    Espero que esteja melhor.
    bjs
    Ótimo finde!

    ResponderEliminar
  27. Obrigado Nina, por compartilhar as suas "PROFESSORAS" eu já sigo a Filipa e não perco nadinha. Admiro muito a Nina pois a Sra. é "pano para toda a obra". Tem um português genuíno nada de abreviaões modernas que são um pontapé na nossa língua de Camões. Tem dons musicais e desde ser uma DONA DE CASA até ao trico passando pela costura e croche nada lhe passa ao lado. Pena que pelos meus arredores não encontro talentos destes. Lamento que estas qualidades que são tão lindas numa mulher não sejam levadas a sério pelas nossas futuras mulheres. A maioria da portuguesas que eu conheço aqui na Alemanha dizem que o croche já não se usa etc. etc. mas eu como não vou pela cabeça dos outros continuo a fazer aquilo que tanto gosto: croche, trico, ponto cruz e um pouco de costura. Bom Fim-de-Semana e Beijinhos da Alemanha

    ResponderEliminar
  28. Minha querida amiga, muito obrigada pela generosidade com que me classifica.
    Tenho pena que não tenha um blog onde pudesse mostrar os seus trabalhos. Seriam, seguramente e justamente, muito elogiados.
    Isto de algumas pessoas desdenharem dos trabalhos manuais, não deve ser valorizado. Cada um tem o direito de ocupar o seu tempo como muito bem entender, desde que não colida com o direito dos outros.
    Além disso, vejo cada vez mais jovens, com formação académica superior, rendidos ao encanto dos trabalhos manuais. Nunca tantos worshops se realizaram!
    Da próxima vez que falarmos, espero que já tenha inaugurado o seu blog.
    Até lá, desejo-lhe um bom fim de semana.
    Beijinhos da Nina

    ResponderEliminar
  29. Oi Nina, adorei a blusa e acor também, já te vejo com uns jeans e botas toda faceira... beijosss!!!

    ResponderEliminar
  30. Oi Nina,
    Ultimamente tenho feito assim, com TV rs
    Mas em alguns momentos, tenho que refazer algo porque me destraio.
    Hum...
    Eu sempre decora, teve um ano que viajamos e voltamos lá para o dia 15/01 com a árvore montada rs
    bjs

    ResponderEliminar
  31. Linda mesmo!!

    Que maravilha saber fazer belos trabalhos!!

    Mãozinhas de fada!!

    Tenha um ótimo final de semana,

    beijinhos, Lígia e =^.^=

    ResponderEliminar
  32. Nina querida!
    Que lindas essas mangas, eu não sei fazer, mas acho elegantes.
    O acabamento fica perfeito.
    Beijos
    http://criandoartescarla.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  33. Essas blusas ficam chic demais e está linda
    a cor tbém é suave gosto muito bom gosto e
    criatividade aqui não falta

    Abraços de sempre

    •✿.•°°•°°•.•✿⊰Rita!!!!


    ResponderEliminar
  34. Hola Nona ,, veo chalecos y me da frío !,que difícil hacer esa manga ? Amiga querida ,, que lindo trabajo ,, eses sweater es para usted?

    ResponderEliminar
  35. Como lembro de mangas raglan. Era chic e vestia bem.
    Em blusa de malha, devo ter umas 2.
    Parabéns pelo tricô, Nina querida.

    ResponderEliminar
  36. Tes moito talento para as labores a min dánseme bastante mal, gústame moito a túa calceta. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  37. Ficou lindíssima e eterna, nunca vai sair da moda! Parabéns, Nina querida!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  38. Muitos parabéns.Está adorável. Valeu a pena o trabalho.
    Tudo mtº. perfeito.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderEliminar
  39. Hola amiga...estoy paseando por tu blog.Bss apretaos!!!

    ResponderEliminar