quarta-feira, 31 de outubro de 2012

É assim como se eu tivesse uma quinta!


De quando em vez, lá me chega às mãos uma  gigantesca embalagem de produtos da terra. São molhos de couves, sacos de espinafres, maçãs tortas, descalibradas, com bicho, frascos de compota de mirtilho. Tudo caseiro, tudo sem inseticida. Tudo biológico. Tudo como antigamente.


Desta vez, vieram ainda chás.
De lúcia-lima, de cidreira e de sálvia.
Gostei!
É como se eu tivesse uma quinta.


Os cházinhos já estão enfrascados, postos em bom recato.

A lúcia- lima parece-me demasiado fresca, pedindo secagem.
Vou conservar o frasco aberto.
E fazer litros e litros de chá.
Tinha dúvidas sobre a sálvia. Melhor dizendo, estava na mais completa e negra ignorância.
Por isso pesquisei e encontrei isto:




Sálvia

FICHÁRIO
Nomes PopularesSálvia, salva, erva das feiticeiras, salva de botica,salveta, chá da Grécia
Nome CientíficoSalvia officinallis / Labiadas
PlanetaJúpiter
OrigemDe origem Mediterrânea, desde a costa sul da Espanha até Marselha e na Itália.A sálvia é tida desde tempos imemoriais como a erva da longevidade. Quem tem sálvia em casa nunca envelhece, já dizia um velho provérbio chinês. Seu nome deriva da palavra latina salvere, que significa estar de boa saúde, curar. É uma ótima erva culinária também, mas é melhor não misturar com outras, pois como disse um cozinheiro chefe: "Na grandiosa ópera da culinária, a sálvia representa a prima donna caprichosa, que se ofende por tudo e por nada, Gosta de ter o palco por sua conta."
Partes usadasFolhas e flores
Lendas e
Mitos
Para os romanos era erva sagrada, cuja colheita era cercada de rituais. A crendice popular dá conta de que é uma das ervas das feiticeiras, já que protege contra feitiços. É também usada para compor o vaso das sete ervas de proteção. Ainda segundo a crença popular, toda pessoa deve ter um pé de sálvia plantado em casa, mas nunca pelo próprio dono da casa, é melhor pedir para alguém de fora.Dormir com folhas de sálvia sob o travesseiro torna os sonhos realidade.
Características
e Cultivo
Arbusto rústico e sempre verde, vai de 30 a 75 cms de altura. Folhas inseridas aos pares, verde-acinzentadas, muitas vezes manchadas de amarelo, se forem mais velhas espessas e tomentosas, de cheiro intenso e penetrante. Flores bilabiadas, vão do branco ao lilás. O caule torna-se lenhoso a partir do segundo ano.Cultivada junto à arruda e orégano vai super bem; suporta a seca e terra areno-argilosa. Em épocas frias ou de muita chuva perde as folhas, e aproveita-se para fazer novas mudas a partir de estacas de galho. Planta companheira do alecrim, morango e cenoura. Clima frio com bastante sol.
Outras EspéciesSalvia splendens - Sálvia de jardim, com flores vermelhas.
S.officinallis purpurascens - folha intensamente aromática e avermelhada.
S.o.prostrata - S.lavandulifolia - S. sclarea - S.o. Icterina - S.o. Broad leaf - S.o.tricolor
Propriedades
MedicinalAjuda a fazer a digestão e é anti-séptica, fungicida e contém estrógeno. Ajuda a combater a diarréia. O chá é bom para gengivas inflamadas, aftas, dores de garganta e problemas de mucosas, além de aliviar diabetes e sintomas de menopausa. Diminui suor excessivo e é restauradora de energia, tendo poder tonificante sobre o fígado. Usada também para dores de ovário, icterícia, depressão, tremores, vertigens, impotência sexual.O chá das folhas e flores tem ação anti-séptica, anti-sudorífera, fungicida,estimulante da digestão e balsâmica; contém estrógeno. Não deve ser tomada em grandes doses por períodos muito longos.
  • Infuso: 5 gs de folha em 100 ml de água fervente por 10 minutos. Para picadas de insetos esfregar folhas frescas no local atingido. Friccionada nos dentes, clareia-os.
Cosmética
Infusão é um bom adstringente para pele oleosa e escurescedor de cabelos. A infusão também é boa para combater a caspa e inflamações do couro cabeludo. Dentrifício caseiro para remover tártaro e clarear os dentes: Sal marinho e sálvia.
Utilização
  • Uso caseiro: Pôr folhas secas de sálvia entre as roupas, para afastar insetos. 'Faz parte das ervas inseticidas( em infusão).
  • Uso culinário: Para rechear aves, misturar com cebola. Cozinhar com carnes gordurosas (porco, pato e salsichas). Dá bom vinagre aromatizado e manteiga de ervas. Faz deliciosos pães. Receitas.Substitui o louro na aromatização de carnes e cozidos, principalmente os gordurosos, podendo também ser usada para temperar patês de queijo e peixes. A manteiga aromatizada com sálvia dá um realce especial aos assados.
  • Uso mágico: Onde o pé de sálvia cresce viçoso é porque a mulher manda na casa; considerada uma poderosa erva de proteção, afasta mau-olhado. Erva das feiticeiras, entra na composição de magias de proteção.

Aromaterapia: Na aromaterapia, o óleo essencial de sálvia é usado como antioxidante, extimulante, tônico, desinfetante, adstringente, é indicado para cabeça e cerebro ativando os sentidos, a memória, fortalecendo os nervos.
Efeitos colaterais: Não usar a erva em casos de insuficiência renal, durante a menstruação ou amamentação. Pode causar súbita elevação da pressão arterial. Não consumir em grandes quantidades ou por longos períodos de tempo consecutivos. Não deve ser tomado por mulheres grávidas e crianças.

O que mais me agrada é a garantia de que se dormir com um raminho debaixo da almofada, os sonhos se tornam realidade. Que fantasia mais sedutora!!!!
Acho que esta é a manifestação da minha costela de bruxa.
Também gostei da ideia de perfumar as roupas de casa com saquinhos cheios de sálvia. Vou fazer saquinhos.
A cereja no topo do bolo foi, no entanto, a confirmação de que casa em que a erva cresça viçosa significa que o domínio feminino no território está garantido.
Como brinde, a promessa de que afasta o mau-olhado, torna-a irresistível.

Plantem sálvia, plantem !!!

Beijo
Nina

Compro uma máquina de tricotar?





Na fase que atravesso, qualquer proposta aquisitiva me parece sedutora. Conheço-me.  Daí o perigo! Daí a questão!

Hoje, fui comprar umas lãs, na loja de sempre. Fui recebida efusivamente. Estranhei.
A vendedora falou e, então entendi!
Uma cliente da mesma loja, amiga da vendedora, queria vender por 150€ uma maquina de tricotar, usada, em perfeitas condições de funcionamento.
A vendedora lembrou-se de mim que, em tempos, lhe confidenciara a vontade pela maquineta.
A vontade, entretanto, sumiu e nunca mais pensei no assunto.
Compro ou não compro?
Eis a questão!



Relembro que a "corta e cose" ainda não saiu da caixa;
Que, de momento, sou presa fácil;
Que não sei como a dita trabalha;
Que metade do prazer do tricô reside no desenrolar lento da obra;
Que não sou friorenta e que, pelo contrário, tenho calor a maior parte do ano;
Que a "bicha" é espaçosa;

Por outro lado, o preço parece-me muito razoável;
Que num abrir e fechar de olhos concluo um projeto;
Que até poderia lançar-me na venda de tricôs e transformar-me numa empresária de sucesso;

O que é que eu faço?
Ó dúvida cruel!

Beijo
Nina